quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Animal Collective - Merriweather Post Pavilion (2009)

Psicodelia ao extremo. Essa é a minha definição em uma frase do que é o oitavo disco de estúdio do Animal Collective, Merriweather Post Pavilion.

O Animal Collective, é talvez a banda com mais requintes de neo-psicodelia que eu já vi na minha vida. Eu acompanho essa maravilhosa banda desde o disco Strawberry Jam, lançado em 2007, e posso dizer com toda a certeza e experiência de um fã declarado, que o atual disco é de fato o melhor de todos - e o mais "estranho" também.

O primeiro sinal do que está por vir ao longo do disco, é sua capa. Com uma imagem bem produzida, se fixarmos os olhos nela temos a impressão de que a imagem tem vida própria e que se balança de um lado para o outro. Estranho, não? E isso é apenas o começo da viagem que é esse disco.

O Merriwheather Post Pavilion foi originalmente lançado lá pro comecinho de 2009, mais precisamente em janeiro. Além do DiscoPops ter sido criado em maio, existem outros motivos para eu só estar escrevendo essa resenha após tantos meses desde o lançamento do disco. Um deles, é a grande complexidade de entendimento que este disco possui. É um disco misterioso, e confesso que tive de escutá-lo mais de cinco vezes para começar à entender sua essência.

É preciso paciência e tempo disponível para resolver a "equação" que é este disco. Não é à toa que grandes nomes da crítica musical como a NME e a Pitchfork Media demoraram mais tempo do que o usual para gerar uma crítica justa à que o disco merece. No final das contas, 8 e 9,6 foram as notas dadas para o disco por elas respectivamente.

E não é à toa. É incrível como uma banda consegue criar um outro universo, uma outra dimensão em apenas um disco com onze faixas. Ouvir o disco é como voltar à infância, quando estamos descobrindo objetos, quando qualquer coisa que vemos é algo incrivelmente novo. Esse é o mistério do disco. É um disco difícil de se desvendar porque escutá-lo é como descobrir coisas que você nunca viu, que nunca pensou existir. É um disco difícil de se desvendar porque escutá-lo, é como (re)descobrir-se.

Mas agora voltando para o lado vídeográfico... De janeiro para cá foram lançados apenas dois singles do disco. My Girls e Summertime Clothes foram as canções escolhidas pelos rapazes, e ambas deram dois belíssimos e genialmente produzidos clipes, que você pode conferir abaixo.

"My Girls"

"Summertime Clothes"

Brilhantes, não? O conjunto de cores e efeitos visuais remetentes à psicodelia usados nos vídeos são incríveis, e tornam o clipe uma verdadeira viagem no mundo da neo-psicodelia e do freak folk.

Analisando o disco em sua essência, seu conjunto, podemos perceber que o álbum é sincero, mas também de uma complexidade enorme. É um álbum relativamente longo, com quase uma hora de duração e com canções que tem no mínimo quatro minutos de duração. Depois de começar à escutar o disco, você pode pensar que eles perdem muito tempo com algumas coisas que são supostamente desnecessárias, que são descartáveis. Mas é aí que tá. São esses espaços atmosféricos e monótonos que dão a cara do disco. Se você pular ou avançar esses espaços, você não vai conseguir entender o que o disco quer transmitir. Por isso escute o disco inteiro, sem interrupções. Vá por mim, faça o download desta obra de arte banhada por psicodelia e vestida por sinceridade, aperte o cinto e prepare-se para entrar de cabeça (e ouvidos) na maior viagem de sua vida.


Animal Collective - Merriweather Post Pavilion (2009)


01 - In The Flowers
02 - My Girls
03 - Also Frightened
04 - Summertime Clothes
05 - Daily Routine
06 - Bluish
07 - Guy's Eyes
08 - Taste
09 - Lion In A Coma
10 - No More Runnin'
11 - Brother Sport

Link para download nos comentários.

1 comentários:

Anônimo disse...

Download: http://www .megaupload. com/ ?d=V8FFL0KT

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes