terça-feira, 20 de outubro de 2009

Revival: David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (1972)

Ao começar essa resenha, busquei uma foto de Bowie, e achei, como esperado, milhões e milhões de Bowies diferentes. Um de cabelos verdes, outro ruivo, um de uma maneira, outro de outra, um com maquiagem, outro de terno. Não é a toa que o chamam de "Camaleão do Rock".

Além de sua aparência um tanto quanto diferente, Bowie fez (e faz até hoje) diferença com suas músicas e discos. No ápice de sua carreira, fez sucesso com seu alter-ego, Ziggy.

A história de Ziggy começou com o projeto do disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, que conta sua história, como uma exuberante ópera rock baseada no Glam Rock presente na cena da Inglaterra na época.

Com clássicos como Starman e Ziggy Stardust, Bowie consegue criar uma atmosfera futurística e completamente nova tanto em seu disco quanto em cada um de seus shows.

O disco contém musicas de todo o tipo, desde psicodélicas (com letras quase alucinógenas, como a música-título Ziggy Stardust) a incitações ao suicídio (onde a história de Ziggy termina, com a música Rock'n'Roll Suicide). Essa história altamente consagrada e definitivamente considerada um clássico e encontra-se (ou pelo menos deveria encontrar-se) na maioria das listas de melhores discos, por sua importância e influência no rock and roll desde os anos 70 até hoje em dia. Com exageros estéticos e pensamentos exagerados, Bowie foi frequentemente confundido com Ziggy, causando um extremo transtorno para ele, na época.

Transtornos à parte, é notável que David Bowie criou a ascensão e a queda de um personagem que poderia habitar dentro de cada um de nós, exatamente com a feição que quiséssemos, mas que se traduz originalmente na face do própio Bowie. Ziggy Stardust é cada um de nós, em nossos próprios universos particulares, criando assim, um clássico da história do Rock'n'Roll.




David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (1972)















1- Five Years
2- Soul Love
3- Moonage Daydream
4- Starman
5- It Ain't Easy
6- Lady Stardust
7- Star
8- Hang On To Yourself
9- Ziggy Stardust
10- Suffragette City
11- Rock'n'Roll Suicide


Texto por Manoela M, do blog (Con)versando.

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes