terça-feira, 6 de outubro de 2009

Revival: Janis Joplin - Cheap Thrills (1968)

Começo esta coluna com um dos meus álbuns preferidos: o legendário disco Cheap Thrills, de Janis Joplin com o grupo que cantava na época, Big Brother and the Holding Company.

Muitos conhecem Janis, a eterna hippie, com sua voz intensa, a "branca na voz de negra". Nascida em 1943 e falecida em 1969 por conta de uma overdose, Janis se fez eterna em apenas 27 anos. Sua voz marcante e suas músicas com cara de Piano Bar são sua marca registrada.

Crescida em uma triste adolescência, sendo discriminada por toda a escola, e sendo escolhida como "o menino mais feio da faculdade", Janis encontrou em sua agraciada voz a perfeita desculpa para se destacar. E assim o fez, participando até mesmo de grandes festivais, como Woodstock e Monterey Pop Festival.

O disco que vos apresento é talvez seu segundo maior sucesso, perdendo apenas para Pearl, de 1971 que, lançado após sua morte, contava com uma música que ela não foi capaz de gravar os vocais, chamada quase ironcamente de Burried Alive in the Blues.

Janis, Peter Albin, Dave Getz, James Gurley e Sam Andrew não deixam espaço para reclamações ao começar com Combination of the Two. Com foco em seu principal sucesso Piece of My Heart, que combina guitarras típicas da época e gritos estridentes típicos de Janis, a música é não só uma declaração de amor, mas também um grito de gerações, uma lembrança de uma época que nunca deverá ser esquecida.

Os dois covers presentes no disco são também essenciais para manter o estilo blues, mas sem deixar a animação dos anos 60 de lado. A clássica Summertime, dos irmão Gershwin, é cantada como nunca vista antes e com o apoio da poderosa voz de Janis, vira um clássico. Por fim, a intensa e sofrida Ball & Chain, de "Big Mama" Thornton, fecha o disco com chave de ouro, deixando um eco de sua voz que mostra uma dor real, que faz de nossos ouvidos o perfeito teatro para seus atos. Atos que acabamos cantarolando por dias a fio.




Janis Joplin - Cheap Thrills (1968)













1- Combination of the Two
2- I Need a Man to Love
3- Summertime
4- Piece of my Heart
5- Turtle Blues
6- Oh Sweet Mary
7- Ball and Chain

Texto por Manoela M, do blog (Con)versando.

1 comentários:

Sérgio Rezende disse...

Ótimo disco! É um dos meus favoritos também =D

Essa coluna promete, parabéns pelo blog Lucas e parabéns pela coluna Manoela!!

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes