sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Resenha de Bolso: Nirvana - Live at Reading (2009)

Nirvana. A banda mais importante dos anos 90 e também uma das mais importantes de todos os tempos, finalmente lança um disco ao vivo. Sim, na verdade eles já haviam lançado o From the Muddy Banks of Wishkah, mas este disco ao vivo a qual esta resenha se refere é um caso especial, um caso raro. É um momento na vida do Nirvana e principalmente na vida de Kurt Cobain onde tudo está em perfeita harmonia, onde tudo estava dando certo. A harmonia entre Kurt, Dave, e Krist era tão grande, que isso acabou fazendo com que acontecesse ali no Reading Festival de 1992, um dos melhores concertos de todos os tempos.

A felicidade de Kurt Cobain durante o show é notória. Também, não era pra menos: Doze dias antes da apresentação, nascia Francis, a primeira e única filha do casal Kurt e Courtney. Kurt até pede que a plateia grite "Courtney, we love you" no começo de All Apologies, uma das músicas tocadas no show de forma exemplar. E esse é apenas um dos motivos para que Kurt se sentisse muitíssimo bem e totalmente autoconfiante no dia em que realizaria talvez o melhor concerto de sua vida.

Em 25 músicas (no disco são 24) o Nirvana mostrou toda sua fúria e genialidade de forma exímia, sustentada pelos versos cantados em alto e bom som por aqueles que os assistiam em ação. O concerto, que ficou conhecido como "aquele que o Kurt usa um jaleco de médico" ou seja lá o que for aquele pano branco, foi executado durante toda sua extensão de forma incansável, como se cada música que vinha a seguir fosse apenas a primeira do concerto, o que fez com que o show se desenrolasse de uma forma incrível e perfeita nos mínimos detalhes. Ou quase isso...

Como (quase) sempre, Kurt bebe antes dos shows, e isso às vezes influencia na má representação de alguns acordes em sua guitarra barulhenta. Foi o que aconteceu no meio de Polly, fazendo com que a música desandasse e com que Dave e Krist corressem para recuperar o ritmo que estava totalmente fora de ordem. E também o que (dessa vez supostamente) aconteceu infelizmente com o solo de Smells Like Teen Spirit, um dos mais memoráveis de todos os tempos. É impossível perceber se o que houve foi mais um erro do Kurt ou apenas um improviso na tentativa de sair um pouco da gama usual da música. Prefiro deixar o assunto em aberto...

Felizmente os erros param por aí, mas essa tentativa de sair do usual continua no show, com a inclusão de dois covers no disco, que são a maravilhosa The Money Will Roll Right In, do Fang, e a perfeitamente orquestrada e bipolar D-7, do Wipers. Um outro cover já bem conhecido pelos fãs do Nirvana pelo fato de estar presente no debut da banda, o recém remasterizado Bleach, também foi tocado, mas só está presente no DVD; é o cover de Love Buzz, do Shocking Blue.

Em suma, o registro do show do Reading Festival foi um presente e tanto para nós fãs da banda. A sensação é a de que o espírito da banda permanece vivo, como se ainda a tivéssemos aqui conosco. Pena que não passa de uma sensação, de um desejo. Talvez o espírito da banda não esteja mais aqui, porém algo dela ainda permanece aqui e agora muito maior e mais forte do que antes: Seu legado eterno.

Link para download nos comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Download (VRB 224-320kbps): http:// www. megaupload. com/ ?d=05D2LW62

Parabéns, a resenha está bem bacana.
E obrigado por disponibilizar o download diretamente, sem aquelas babaquices de outros blogs de 'cadastrar o celular'.

Mais uma vez obrigado.

=D

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes