quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resenha: A Bela e A Fera

POSTADO POR LUCAS LIMA - 19/05/2010

Incrível como a música é um campo de infinitas possibilidades. Novas bandas se tornam hypes com pequenas brincadeiras que logo viram jogos sérios e que por fim acabam angariando altíssimos elogios e uma agenda lotada de shows. Esse é o possível caso do
Sleigh Bells, banda americana que está lançando agora em 2010 seu debut, Treats, que joga no caldeirão musical os confins mais sujos e experimentais do noise rock/lo-fi junto com o efervescente e mal-aproveitado atualmente R&B.

De um lado dos dois polos absolutamente distintos está Alexis Krauss, menina linda que profetiza seus lindos, doces e suaves vocais por entre os sons excruciantes e absurdamente altos das guitarras, baixos e sintetizadores de Derek Miller. O ponto alto de discussão sobre este disco é o fato (bem-sucedido) de que a bela e a fera, depois de um longo e ardiloso caso de amor, finalmente se tornaram um único e maravilhoso ser. E este ser se chama Treats.


No ano passado, o Sleigh Bells soltou a faixa "Crown On The Ground", e os caminhos começaram a se abrir. A expectativa para o lançamento do debut da dupla se tornou enorme e, agora mais do que nunca, muito satisfatória. A magia começa com "Tell 'Em", logo de cara uma das melhores do disco, com os efeitos sonoros altíssimos que chegam a assustar de imediato, mas que logo se tornam uma sinfonia perfeita quando Alexis solta sua voz. "Kids" traz uma batida que lembra bastante o quase completamente perdido R&B atual. A notável sedução e apelo pop estão lá presentes e a única coisa que não leva esta canção às rádios são seus sintetizadores extremamente barulhentos. Não que isso seja um ponto negativo...

"Infinity Guitars" começa com o cantarolar chiclete de Alexis e uma batida oca, que se extende por toda a música até explodir junto de um noise rock estourador de tímpanos. "Run The Heart" traz de início uma cara até meio psicodélica que logo é cortada pela batida pulsante e enfeitada que dá o tom pesado da música. Logo depois vem "Rachel", uma das duas músicas que poderiam ter sido muito melhor aproveitadas. O sintetizador inicial chega a causar arrepios, mas logo cansa devido a suas poucas variações durante a curta música. Uma pena...


"Rill Rill" dá um descanso para os ouvintes: o ritmo na medida do possível calmo embala nosso corpo nos convidando à dança. A voz de Alexis mais uma vez é o ponto alto, mas depois de um ponto de transição, que é a já conhecida "Crown On The Ground", bolacha incrivelmente sedutora, chega a vez de Derek mostrar do que é capaz. "Straight A's", a outra música que poderia ter sido melhor aproveitada, é bem curta, mas merece o título de música mais marcante do disco: se você acha que já viu muito barulho no disco, prepare-se. Os sintetizadores dessa música são, ao pé da letra, ensurdecedores. A caixa de som chega a tremer, e a inércia durante esta música é proibida. Uma música que veio literalmente para arrebentar com seu cérebro.

"A/B Machines" não empolga muito. "Treats", faixa-título que vem logo depois e que fecha o disco, traz uma aura hipnótica e potente toda trabalhada no "delay". Parece piada, mas essa música grudenta e sua magia ecoante não poderia representar melhor este disco; um verdadeiro eco mental.

Sleigh Bells - Treats (2010)


Nota: 8,9

6 comentários:

Diego disse...

você deveria fazer uma faculdade e arrumar um emprego ao invés de fazer resenhas prepotentes como essa.

Lucas Lima disse...

Prepotente?

Eu não faço faculdade ainda porque tenho 16 anos, e só completo o ensino médio no ano que vem. Mas já trabalho em 3 lugares diferentes. Só pra ficar gravado.

Anônimo disse...

Não entendi o prepotente.
O disco é bom e a resenha é uma prova de que o autor escutou bem o disco e sabe do que fala....
Se escutar um disco e ser honesto com as palavras é prepotência, então falta gente com esse tipo de característica......

John Chaker disse...

bela resenha! vou catar esse álbum agora. valeu!

Lúcia Neco disse...

como faço pra achar ele?


parabéns pelo blog.
: )

Lucas Lima disse...

Olá Lúcia.
Então, depois do aniversário de 1 ano do blog, resolvemos parar de postar links devido ao grande número de reclamações do Web Sheriff. Conheço pessoas que tiveram seus blogs deletados por postar bastantes links e, tendo isso em mente, resolvemos parar de vez com a divulgação ilegal dos discos. Mas... pra não te deixar na mão, deixo a dica da RCD, comunidade do orkut em que a galera posta vários links de lançamentos. Com toda certeza você vai encontrar o link pro disco do Sleigh Bells lá entre muitas outras coisas boas. O link pra comuna está na aba "Links" do DiscoPops. Desculpe o transtorno e obrigado pelos elogios.

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes