domingo, 24 de outubro de 2010

Resenha: Sobre Amor

POSTADO POR GREGÓRIO DE ALMEIDA - 24/10/2010

Desde o primeiro disco, o Belle and Sebastian traz um conceito diferente a cada trabalho. Write About Love, primeiro álbum de estúdio desde 2006, não tem essa característica. Parece um apanhado de canções de cada fase da banda – dos primórdios de melancolia até os tempos ensolarados dos discos mais recentes. Dessa forma, todos que já curtiram a banda em algum momento de sua trajetória podem gostar do novo álbum.

A abertura, "I Didn’t See It Coming", é uma pérola pop cantada pela voz quase sussurrada de Sarah Martin, que recebe o reforço do vocalista principal Stuart Murdoch nos momentos mais fortes. As harmonias vocais, por sinal, são um dos pontos altos do disco. A canção é seguida por "Come On Sister", com sintetizadores que causam estranheza na primeira audição, mas se tornam indispensáveis na segunda.


Norah Jones rouba a cena e canta com Murdoch em "Little Lou, Ugly Jack, Prophet John", a principal surpresa do álbum. A mistura de jazz parece difícil de rotular – a parceria foi tão bem sucedida que também fará parte do próximo disco da cantora. Outra participação inusitada, mas com um resultado fabuloso, é a da atriz (isso mesmo, atriz) Carey Mulligan na faixa que dá nome ao disco. "Write About Love" é um single radiofônico sem tirar a identidade da banda.

Com os títulos na primeira pessoa, "I Want the World to Stop" e "I'm Not Living In The Real World" têm pegada suficiente para deixar os indies mais desinibidos dançando com os braços levantados e punhos cerrados enquanto os tímidos apreciam as letras inspiradas e melodias contagiantes. O Belle and Sebastian melancólico do fim da década de 90 está presente em "Calculating Bimbo", "Ghost Of Rockschool" e "Read The Blessed Pages", que mostram que a banda mesmo mudando sua sonoridade ao longo dos anos, ainda consegue compôr, gravar e produzir canções relevantes no estilo que os consagrou.


O trompete no início de "I Can See Your Future" parece iniciar uma canção de despedida. Aliás, esse é mesmo o clima da faixa que tem Sarah como principal vocalista: um fim de festa, mas em grande estilo. Antes do término do disco, o ouvinte ainda é presenteado com "Sunday’s Pretty Icons", com cara de faixa bônus.

Write About Love não tem uma unidade como álbum e soa como um disco de “Greatest Hits” dada a quantidade de hits em potencial, mas sem relações entre si. Se o disco fosse dividido em 3 EPs, o trabalho poderia soar mais coeso, porém os fãs teriam que esperar mais. Eu não queria esperar. No fim das contas, o que importa é que as músicas sejam boas. E algumas delas tem tudo para se tornarem clássicos do twee pop.

Belle and Sebastian - Write About Love [2010]


Nota: 9,0

3 comentários:

Estreou em grande estilo!
Sucesso!

Thiago Larquer disse...

Ei você venceu...

Baixarei e este CD pra dá uma conferida.

Grande Abraço

Também sou amigo do Gregório e vim aqui elogiar! Ótimo texto, banda nem tão legal assim...

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes