domingo, 22 de maio de 2011

DiscoPops Indica: 120 Days

Se em algum dia da minha vida eu precisar indicar num mapa a região onde encontra-se uma das melhores e mais crescentes cenas musicais, sem pestanejar, apontaria convicto para o espaço correspondente aos países nórdicos. Aqui o foco é a Noruega, local de origem do 120 Days, quarteto gelado que esteve presente e constante em meus fones de ouvido nos últimos quatro anos.

O som do grupo é um paradoxo: consegue mostrar claramente suas múltiplas influências e ao mesmo tempo soar único e patenteado, criando um distanciamento de toda a gama de bandas norueguesas ativas atualmente. No meio da claustrofobia sonora de seus dois EPs (The Beautiful People - que, aliás, foi o primeiro nome dado a banda - e Sedated Times, de 2003 e 2004 respectivamente) e de seu primeiro full-lenght auto-intitulado, lançado pela Smalltown Supersound em 2006 que arrancou uma penca de boas críticas ao redor do globo, é possível sentir uma forte ligação com o krautrock, além de estéticas progressivas, experimentalismo (é impossível não lembrar no Neu! nesse momento) e até electro-rock, representando a base do som do 120 Days.


"Sleepwalking"

Dá pra perceber isso tudo num rápido resumo da discografia do grupo: "Sleepless Nights", presente em Sedated Times, é uma faixa instrumental de sobriedade escancarada, envolta numa capa gélida que soa como uma reformulação do krautrock do Neu! com um sutil toque psicodélico a mais. As duas faixas seguintes, "Justine" e "Sedated Times", mostram um pouco do que o 120 Days viria a fazer alguns anos depois em 120 Days, um leque infindável de influências mais bem expostas que alterna sua glória em também outros gêneros que não foram citados, como o post-punk, o space rock e o shoegaze. O clipe de "C-Musik" demonstra bem isso.

Vindos na verdade de uma pequena cidade norueguesa chamada Kristiansund, os quatro rapazes, Jonas Dahl, Arne Kvalvik, Kjetil Ovesen, e Ådne Meisfjord, sumiram da música por alguns anos mas, pelo que ví na página da banda no Facebook, "o 120 Days II está pronto", com mixagem e masterização concluídas. O site oficial é atualizado com um rombo temporal entre cada entrada de meses em meses e, no final de tudo, são apenas alguns shows marcados para perto de seu país de origem. Mas deixemos isso pra lá. O importante mesmo é ter lido a frase "We will release something quite soon", uma vez que foram eles que lançaram uma das músicas mais intensas que tive a oportunidade de ouvir em muito tempo.

"It’s a post-punk, post-rave, post-pre-Armageddon masterpiece of sleazy, chaos-worshipping rock"
Filter

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes