segunda-feira, 4 de julho de 2011

DiscoPops Indica: Porcelaintoy

Sempre gostei da Oceania. Lembro que quando era mais novo, o lugar que eu mais queria conhecer era a Austrália e suas praias paradisíacas (acho que foi por causa de algum filme das gêmeas Olsen, mas isso não vem ao caso agora). Quando cheguei no Bandcamp num dia desses, fui procurar alguma coisa boa lá pr'aqueles cantos e decidi viajar pela Nova Zelândia. Não me arrependi.

Fui ouvir Porcelaintoy e gostei de primeira, foi impactante. É um tipo de música diferente, que me lembra o trip-hop. A banda foi formada em 2008, com o nome de Taboosister. No ano seguinte, o produtor Emile de la Rey, com quem a outra parte principal da banda, Elizabeth de la Rey, já havia trabalhado antes, complementou a formação e deu um ar mais eletrônico à banda. E aí eles lançaram seu primeiro CD, Collected Orphan Tracks, uma peça melancólica e encantadora. Faixas que mostram um som autêntico, original, sem muitas imitações. Composições que abrangem de gravidez a recomeços de vida de um jeito bem simples, do jeito certo.


No segundo álbum, Contrite Elegant Rebel, você nota uma sensível mudança no som, mas nada que seja rejeitável. Uma sonoridade mais sombria, mais sensual. Algumas vezes me lembra muito um cabaré, por causa do uso e abuso dos sintetizadores “pianizados”. E, lógico, mais Elizabeth pra dar um gosto diferente pras músicas.


Se você quiser me dizer que é um tanto difícil de se acostumar com o som, eu posso até concordar contigo. Mas vou insistir pra você continuar ouvindo, dar uma chance a mais. É uma banda diferente, com músicas interessantíssimas, tudo numa originalidade notável. Fora que tem toda uma produção teatral para as apresentações ao vivo deles, o que me dá mais vontade de realizar o meu sonho de finalmente conhecer a Oceania.

O primeiro disco você baixa de graça, já o segundo... mostra pro papai, deixa ele ouvir. Ele vai gostar e aí vai deixar você comprar. Ah, sim! Mais uma coisa: eles já anunciaram que estão começando um terceiro trabalho e tem até uma palhinha dele lá no Facebook. Fiquem atentos.

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes