quarta-feira, 29 de julho de 2009

Arctic Monkeys - Humbug (2009)

Finalmente vazou Humbug, um dos ou talvez o álbum mais esperado para 2009. Confesso que estava super ansioso para poder escutar este álbum. Ansioso e tenso ao mesmo tempo, pois há algumas semanas, com o vazamento de algumas faixas do disco, pude perceber que os Monkeys tinham mudado. E a minha dúvida era: Para melhor, ou para pior?

Após escutar as músicas que que faltavam para completar o disco, e depois escutar o disco novamente agora por completo, cheguei à uma conclusão e posso responder à essa pergunta facilmente: para melhor. E isso ainda é pouco...

Quando foi lançado o clipe de "Crying Lightning", segunda faixa do disco, acho que todos puderam perceber algo que estava escancarado. O amadurecimento dos Monkeys.


A respeito do Humbug, uma das coisas que mais tem se comentado é sobre a perda do "peso" no som dos Macacos do Árctico, já que o peso era algo óbvio de ser uma das características do álbum, uma vez que a produção do disco ficou por conta do grande Josh Homme, vocalista do Queens of the Stone Age.

Bom, como fã declarado de Arctic Monkeys, eu tenho meus questionamentos. À respeito da suposta "perda de peso", eu posso dizer que isso não é verdade. Realmente se compararmos os dois primeiros discos do Arctic Monkeys com o atual Humbug, podemos perceber que os riffs elétricos e a belíssima voz de Alex Turner vieram com o "volume reduzido" neste álbum. Mas o que muitos não percebem, é que os Monkeys mudaram. Eles mudaram sua essência. E dentro dessa nova essência que eles estão experimentando, há sim peso. É um peso soturno, mas se analisarmos o novo Arctic Monkeys e o Arctic Monkeys de 2006, podemos ver que eles estão mais "pesados" do que nunca.

Ao longo do disco, assim como nos antigos discos, existem as canções mais calmas, mais ambientes. Uma delas é "Fire and the Thud", sexta faixa do disco, que tem seu ápice no fim da música. Os ápices do disco ficam com "My Propeller", "Crying Lightning", "Dangerous Animals", "Dance Little Liar" e "Pretty Visitors", nona faixa do disco que tem uma linha de bateria que relembra por alguns minutos os antigos sucessos do Arctic Monkeys e que talvez seja a melhor faixa do disco.

Analisando o disco como conjunto, posso dizer que Humbug de fato superou minhas expectativas. É uma nova fase do Arctic Monkeys, onde eles amadureceram após lançarem dois belíssimos discos. A mudança entre os dois primeiros discos e o Humbug, é como se fosse a passagem de um adolescente rebelde à vida adulta, onde aparecem os problemas e os compromissos. Humbug é a prova definitiva de que o Arctic Monkeys é uma das bandas que daqui a um tempo será tida como uma das maiores influências dos anos 00. E nós, que pertencemos à uma época onde não existem mais gênios como os de antigamente, em um futuro próximo poderemos dizer: "Eu não vi o The Doors, eu não ví os Beatles, eu não ví o Pink Floyd. Mas eu ví o Arctic Monkeys".


Arctic Monkeys - Humbug (2009)


01 - My Propeller
02 - Crying Lightning
03 - Dangerous Animals
04 - Secret Door
05 - Potion Approaching
06 - Fire and the Thud
07 - Cornerstone
08 - Dance Little Liar
09 - Pretty Visitors
10 - The Jeweller's Hands

Link para download nos comentários.

1 comentários:

Anônimo disse...

Download em 320kbps (link re-upado dia 02/08/09): http://www .megaupload. com/ ?d=ALEQZOC8

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes