segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Audionom - Superior (2009)

Audionom. Um alívio.

Há alguns dias atrás eu estava desesperado. Se vocês repararem no meu blog, vocês vão perceber que eu não faço uma resenha há algum tempo, e as que eu tenho feito, são todas "antigas", de discos que já estão pela internet há um bom tempo. Outro detalhe das resenhas aqui do DiscoPops, é que elas são sempre positivas, e que eu sempre falo muito bem do disco que está sendo resenhado. Isso porque eu não saio baixando qualquer disco pra simplismente vir aqui e dizer se ele é bom ou ruim, se vale à pena ou não. Eu não sou assim. Eu baixo muita coisa, mas de tudo que eu baixo, poucos discos se destacam e poucos discos eu julgo realmente bons para virem parar aqui. Em meio a tantos discos péssimos que vazaram recentemente, o Superior do Audionom se destacou. E como...

Fazia tempo que eu não escutava algo tão bom quanto esse disco. O disco é uma raridade entre os "segundos discos". Todas as bandas dizem que o segundo disco é sempre o mais difícil, porque ecoa aquela pergunta na cabeça: "Devemos mudar, ou seguir a mesma linha e estilo do primeiro disco?". O Audionom fez os dois. E se deu muito bem.

O primeiro disco da banda, se chama Retrospektiv e foi lançado em 2007. A diferença principal entre o Retrospektiv e o Superior, é de fato o tempo das músicas. No Retrospektiv, eles vieram mais progressivos, e existe até uma canção no disco - Horisont - que tem 25 minutos de duração. Já no Superior, eles vieram mais diretos, com canções bem menores, porém transmitindo sua mensagem claramente com belíssimas e geniais músicas de letras repetitivas. A semelhança entre os dois discos, é que eles seguiram a mesma linha do primeiro, exceto pelo tamanho das faixas, como dito anteriormente. A banda tem influências claras de bandas kraut como o Kraftwerk e o Neu!, porém eles tem um som com um pouco mais de agressividade e peso, podendo assim ser rotulados como uma banda de Krautpunk.

Atualmente, as bandas que mais tem tocado no meu iPod, são bandas nórdicas. O Audionom é uma delas. Eles vieram de Estocolmo, Suécia. O fato da banda ser da região nórdica, talvez tenha sido o que me fez baixar o disco, porque na minha opinião, as bandas nórdicas são as que mais vêm se destacando, com discos maravilhosos. E não foi diferente com o Audionom.

O disco vazou há menos de uma semana, e o disco só vai ser lançado oficialmente daqui há um ou dois meses, mas os caras não esperaram e já lançaram um single e um videoclipe. Confira o clipe de "Inside":


A banda já passou por várias mudanças de formação desde que ela foi criada. O Audionom foi criado em 1999, e depois de algumas precoces apresentações em alguns clubes e bares da Suécia, eles decidiram acabar com a banda em 2002. Felizmente, eles se reuniram em 2007, agora com 7 integrantes - sim, sete - e lançaram imediatamente seu primeiro disco. Mesmo não sendo muito conhecidos pela Europa e pela América, o primeiro disco da banda recebeu uma crítica muito boa de mestras da crítica musical como a Pitchfork, que deu 7.7 para o Retrospektiv. Após ouvir os dois discos, eu julgo o segundo um pouco melhor, logo, quando o disco for oficialmente lançado, eu espero uma boa crítica para ele, com pelo menos 8 na nota.

O disco tem uma mensagem que tenta ser ao máximo esclarecida. Ele é composto por canções em sua maioria pesadas, e com letras repetitivas, para que a mensagem do disco penetre na cabeça do ouvinte e não que entre em um ouvido e saia pelo outro como muitas vezes acontece. Na belíssima e instrumental Kursk, última faixa do disco, é onde tudo se esclarece. A mensagem do disco, que foi colocada à prova durante todas as suas canções, é exposta e esclarecida, simplismente, em uma faixa instrumental. E é isso que torna essa banda e esse disco uma das melhores e mais inteligentes coisas que eu já escutei até agora nesse ano de 2009.

O Audionom foi uma revelação pra mim. Eu jamais pensei que fosse descobrir uma banda tão "pequena". Mas foi bom encontrá-la. Eu abri meus olhos para as bandas mais underground, e vi que elas merecem toda a atenção. Essa banda entrou com certeza para a minha lista das melhores de 2009, com um disco que descreve brilhantemente o que eu estou passando. O Audionom é a prova de que a música de qualidade não morreu. Serão bandas como essa que daqui há algum tempo serão (e já são) a salvação do rock'n'roll. Essa banda é um exemplo que de fato prova que o rock não morreu, e que se depender de bandas como essa, não morrerá. Mas sim, evoluirá.

Audionom - Superior (2009)


01 - Audionom
02 - Girls & Boys
03 - Impostor
04 - Run Into Sun
05 - Inside
06 - Hypnopompa Superior
07 - Show Me Your Hands
08 - So Weak
09 - Neon
10 - Dead Can Dance
11 - Kursk

Link para download nos comentários.

1 comentários:

Anônimo disse...

Download (320kbps): http://www .megaupload. com/ ?d=7NNTP46R

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes