terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

The Knife - Tomorrow, In A Year (2010)

Muitos se enganam ao dizer que Tomorrow In A Year é um álbum de estúdio real do The Knife. Sim, o disco foi trabalhado por eles, orquestrado por eles, e produzido por eles. Porém, é bom esclarecer antes de qualquer coisa que Tomorrow In A Year é a composição sonora de uma ópera, baseada no livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies. O álbum é um projeto obviamente do The Knife, junto com Mt. Sims e a cantora Planningtorock. A ideia era criar uma ópera com base no importante livro já citado acima; porém muitos entenderam essa empreitada promissora como um álbum oficial do The Knife que estava para nascer. Pois bem, aviso logo que se planeja escutar o disco como um álbum oficial do The Knife, só terá um adjetivo cabível para o mesmo: Decepcionante.

A obra se desenvolve lentamente (muito, muito lentamente) por duas faces de um disco, misturando todos os tipos de sons, samplers, e camadas sonoras que você puder imaginar. Há alguns meses, Olof Dreijer, metade do duo, veio à Amazônia para captar sons da natureza e principalmente de animais exóticos, para deixar esse projeto muito mais requintado e sobressalente. O que de fato ocorreu, porém um tanto exageradamente.

O disco começa lento, quase ambiente, com um ar tenebroso e sombrio, e vai se desenrolando de pouco em pouco até começarem os cantos líricos e toda a grandiosidade de uma ópera. Além de toda essa meticulosidade extrema, algo que é notável, é a incrível qualidade da produção deste disco. Os detalhes, os sons capturados com perfeição, e a ambientação do disco fariam deste um grande espetáculo, digno da grandiosidade do próprio Darwin. Mas é aí que está o erro cometido pelo The Knife. Fazer deste projeto um disco, e não um espetáculo teatral de verdade.

Apesar de toda essa apoteose esbanjada no álbum, o mais óbvio se torna o problema principal em relação a este projeto: é grandioso demais para ser um disco. É muito surreal para ser lançado (pelo menos por enquanto) apenas em formado de CD. Mesmo para grandes fãs dos absurdos do experimentalismo - como eu por exemplo - fica difícil digerir a obra. É um projeto totalmente inacessível nos termos de um disco para se ouvir no iPod, ou seja lá o que for. As únicas ressalvas que não chegam ao experimentalismo agudo são parte das faixas da segunda face do álbum, como por exemplo a liberada há algum tempo, Colouring of Pigeons.

Não nego a riqueza de detalhes e a genial produção do disco, mas a beleza que quase alcançou a perfeição, acabou se transformando em um monstro grande demais para apenas nossos ouvidos e corações darem conta. Tomorrow, In A Year é um exemplo perfeito que faz jus àquele velho ditado que todos nós com certeza já dissemos uma vez na vida: Era bom demais para ser verdade.

The Knife - Tomorrow, In A Year (2010)


Nota: 5,5

2 comentários:

Anônimo disse...

Download: http:// www. multiupload. com/ KEQ0W3S030

Créditos à ||RCD||, via Muito Randômico.

Anônimo disse...

transformaste em palavras o que senti ao ouvir esse cd! linda resenha, lindo disco.
5.5?
aumenta essa nota aí :)

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes