quarta-feira, 14 de abril de 2010

LCD Soundsystem - This Is Happening (2010)

A expectativa aumentou depois que James Murphy anunciou que em 2010 lançaria o último disco do LCD Soundsystem. O tiozão de 40 anos solta no final de maio o já vazado This Is Happening, terceiro disco do LCD; um inegável mais do mesmo. Mas, a questão para uma crítica correta do disco não é levar em conta o fato de ser o mesmo som pela terceira vez; a questão é como esse som se mostra, se transforma, e se desenvolve ao longo do álbum, levando em conta o amadurecimento adquirido pelo artista, mesmo que este já seja enorme. Se esse for o critério de desempate entre as três bolachas lançadas por James, This Is Happening vence - e com folga.

Não espere ver mais do que o velho dance-punk que James sabe comandar melhor que ninguém. Toda a aura dançante, o ritmo pulsante, os sintetizadores ácidos e a linha de baixo nervosa estão presentes em This Is Happening, para a felicidade dos afoitos por mais, e para a ruína dos afoitos pelo além sonoro. A diferença é que por mais que a fórmula musical seja a mesma, a incógnita da experiência deve ser elevada ao cubo devido ao amadurecimento continuamente melhor de James, que se sobressai no atual disco.

Isso fica claro na faixa que abre o álbum, a colossal "Dance Yrself Clean", que se mantém hipnótica até seu terceiro minuto, momento em que a música explode com seus sintetizadores ácidos e barulhentos. A já conhecida "Drunk Girls" adiciona uma guitarra elétrica à sua composição, que junto das repetições histéricas de "drunk girls! drunk boys!" nos leva ao delírio mental e ao cansaço de nossos pés. "One Touch" é uma das melhores do disco: ritmo ácido e denso, sintetizadores extremamente dançantes, e a frase que se torna épica, "One touch is never enough", rodeando nossas cabeças incessantemente.

"I Can Change", outra faixa que já rodeia a internet há algum tempo, começa com sintetizadores infantilóides e demonstra um poder de persuasão enorme com seu ritmo um tanto mais relaxado em comparação ao resto das músicas. Uma delícia de canção. "Pow Pow" é longa e sedutora, com seu ritmo contido e ao mesmo tempo dançante. Os pratos viajantes que são tocados pela bateria durante toda música são acompanhados até por tambores, sustentados pelo pesado baixo ao fundo. Dance-punk puro.

Depois de This Is Happening fica fácil classificar seu arquiteto como o músico repetitivo mais sedutor da atualidade. Não há como classificar mal este jovem senhor. Usar a mesma fórmula por toda uma (mesmo que curta) discografia pode parecer suicídio, mas para Murphy isso parece ser nada mais que um aprendizado a mais além de outra chance para mostrar todo seu potencial - o que de fato ele conseguiu. Sentiremos sua falta, Sr. Êxito.

LCD Soundsystem - This Is Happening (2010)


Nota: 8,4

1 comentários:

Anônimo disse...

Download (320kbps, mp3): http:// www. megaupload. com/ ?d=GS0J2VXH

Créditos e senha: rcd

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes