domingo, 13 de junho de 2010

DiscoPops Indica: The Black Atlantic

POSTADO POR VÍTOR GUIMARÃES - 14/06/2010

Em 2006,
Geert Van Der Velde se inspirava para escrever uma música para sua namorada Megan Hoffman. A partir daí, ninguém foi capaz de detê-lo. Pra falar a verdade, nem valeria a pena tentar impedir alguém tão talentoso de expressar suas emoções por meio da música e de um jeito tão brilhante quanto ele.

Logo logo selos indies fizeram propostas para Geert. Em 2007, foi lançado o EP Send This Home, que tem lá um pé numa música mais popzinha, mas nada tão grotesco. Pelo contrário: esse toque popzinho é bonito; é algo que agrada os ouvidos. São guitarras e sons minimalistas somados à expressividade forte de Van Der Velde que resultam num EP de lançamento ótimo.


Em 2008, Geert se juntou aos outros membros da banda (sua musa inspiradora Megan Hoffman, Kim Janssen e Stef Thoen) para compôr novas músicas. E como a união faz a força, as músicas do álbum debut (lançado no ano seguinte) saíram. Reverence For Fallen Trees é, além de uma homenagem aos avós de Geert, um álbum que trata sobre temas como ‘memórias’, ‘tristeza’, ‘família’, ‘amor’, ‘desencantamento’ e ‘superação’; tudo isso em letras poéticas e uma atmosfera digna de admiração e muitos aplausos. Pode-se entender que essa atmosfera provém de uma sonoridade que se encontra entre Bon Iver e Sigur Rós misturada com a voz (dessa vez) doce do vocalista, que remete algumas vezes à voz de Patrick Watson e outras à voz de Zach Condon (Beirut). Um álbum belíssimo, bem trabalhado e bem cuidado, que merece atenção e respeito.


The Black Atlantic é uma banda recém-nascida, mas que já está engatinhando. Espero que seja questão de tempo para que conquiste seu espaço no cenário musical. E é justamente por isso que fiz questão de vir aqui falar sobre a banda para vocês, que merecem boa música e bons momentos. Então, enjoy it.


1 comentários:

Vou procurar conhecer com certeza. Gostei da dica!

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes