terça-feira, 24 de agosto de 2010

Resenha: Musicologia

POSTADO POR FÁBIO NAVARRO - 24/08/2010

Com 17 anos de estrada (a banda foi criada em 1993), é natural e quase uma linha de pensamento pleonásmico lançar no mercado um coletânea. E veja bem que esse tipo de disco muitas vezes é realizado antes da banda completar dez anos.

O grupo de Portland, que se auto definia como amigos que precisavam beber música, montou uma carreira sólida no decorrer desses dezessete anos. Mesmo mantendo-se muito longe dos holofotes, a linha de influências que iam de Velvet Underground até Beach Boys ressoaram sempre no trabalho do The Dandy Warhols (o nome é uma homenagem ao artista Andy Warhol), e a coleção de canções memoráveis já mereciam uma radiografia mais generosa.

Isso acontece aqui neste disco lançado (ou vazado) na semana passada. The Capitol Years 1995-2007 mostra todas as facetas incríveis desse quarteto que sabe como ninguém montar canções com apelo pop e ao mesmo tempo com sonoros riffs atômicos. Mesmo aos ouvidos ainda não ceifados para o vértice cheio de acordes distorcidos e chacoalhantes, esse disco não é apenas uma seleção das melhores músicas de uma banda que poucos conhecem. Mostra que quando se tem talento dentro da música, não importa muito estar ou não embaixo dos holofotes, mas sim fazer uma canção que transpasse o tempo e espaço.

Isso você vai achar de sobra em Capitol Years: mais pesadas como "Boys Are Better" ou "Everyday Should Be a Holiday" e baladas sobre a chatice de um junkie viciado em heroína ("Not Even If You Are The Last Junkie on Earth") destilando os acordes que fazem ainda correr a esperança de que possa existir uma banda que venha pelos caminhos do pop-rock com muito mais inteligência do que a maioria (essa impressão fica clara na faixa "Godless").

Tanto assim que mesmo a fase mais conhecida da banda, quando tinha a canção "We Used To Be Friends" como carro chefe da série Veronica Mars, o Dandy Warhols já mostrava sinais de que não eram apenas mais uma bandinha esquisita qualquer. Prova disso é uma das canções desse disco ("The Last High") que, além de ser uma das mais belas do disco, guarda uma certa semelhança com uma canção do Skank que foi lançada bem depois. Influenciando bandas e tonalidades, os Dandy Warhols tem em The Capitol Years 1995-2007 um registro digno de uma grande banda. Conheça com urgência...

The Dandy Warhols - The Capitol Years 1995-2007 (2010)


Nota: 8,0

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes