quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Revival: The Fratellis - Costello Music (2006)

POSTADO POR MANOELA MARANDINO - 25/08/2010

Após um grande hiato, ao qual devo minhas sinceras desculpas, eis que volto com um disco que provavelmente não se encaixa muito na minha coluna. Tentando escolher entre os milhares de discos que eu poderia escrever sobre, Alyne Miranda, nova designer do DiscoPops, me sugeriu que eu escrevesse sobre o The Fratellis, já sabendo que estão entre meus artistas favoritos. Pois bem, atendendo aos pedidos dela e também a uma vontade maravilhosa que tenho de escrever sobre essa obra, aqui estou.
Em 2005, na cidade de Glasgow, Escócia, Jon, Barry e Mince decidem se juntar para tocar suas músicas e principalmente se divertir. Apontados como uma das bandas mais promissoras para o ano de 2006, adotam o sobrenome Fratelli (que significa "irmão", em italiano) e lançam um EP homônimo, com 3 faixas, incluindo "Creepin' Up The Backstairs", que seria incluída depois em seu primeiro disco. Decidem então gravar o Costello Music, seu primeiro e melhor disco.


Descrito pela NME como "o disco mais importante para se ter (no momento)" e dizendo que os meninos "transpiram rock'n'roll", Costello Music teve uma grande repercussão, abrindo as portas do mundo inteiro para os Fratellis. O disco tem como tema, basicamente, as mulheres e a diversão, com uma capa ilustrada com três pin-ups.
A genial "Henrietta", sobre uma mulher provavelmente mais velha, a qual eles chamam para "esvaziar o banco e mandar o papai embora", fugir com eles e largar tudo, abre o disco e soa bastante retrô porém incrivelmente boa de se ouvir. Passando por outros hits como "Flathead", "Chelsea Dagger" (em homenagem à "melhor showgirl que papa fratelli já presenciou"), "Baby Fratelli", até a última faixa - a linda e ,de certa maneira, romântica "Ole Black 'n' Blue Eyes" -, o disco inteiro dá uma sensação de diversão, como uma festa lotada de bebidas e mulheres até o fim da madrugada.


Concluindo, portanto, vale a pena ouvir essa obra de 2006, que fez os garotos do The Fratellis serem amados pelos anos, até decretarem, com comoção (ao menos da parte dos fãs), seu fim em abril deste ano.

The Fratellis - Costello Music (2006)

Nota: 8,9

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes