quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DiscoPops Indica: Glen Hansard & Markéta Irglová (The Swell Season)

POSTADO POR VÍTOR GUIMARÃES - 09/09/2010


Vinte e quatro de fevereiro de 2008, Teatro Kodak de Hollywood. Para os fãs de cinema, um dos dias mais importantes do ano: o Oscar. Mas para o então casal Glen Hansard (muito divertido, mais carismático que o Lula) e Markéta Irglová (encantadora, quero uma cópia pra mim), o dia foi um dos mais importantes de suas vidas. Nesse dia, o mestre John Travolta entregou a eles a estatueta de Melhor Música, prêmio ganho com a belíssima canção “Falling Slowly” do filme Once.


No seu discurso, Glen deixou claro que não esperava que ganhasse: “Fizemos esse filme há três anos atrás com duas handy-cams em três semanas. Nunca imaginamos que estaríamos numa sala como essa, com vocês como plateia. É maravilhoso; muito obrigado por levarem esse filme a sério, isso significa muito para nós”. Para fechar seu discurso, ele usou uma frase simples e objetiva: “Make art! Make art!”. A incrível Markéta, que teve seu discurso cortado quando tentou falar, voltou para ter seu momento: “É algo muito importante não só para nós, mas para todos os músicos independetes. (...) Se estamos aqui hoje, segurando isto (a estatueta), é uma prova de que não importa o quão distante estejam os nosso sonhos, eles são possíveis. Há um lugar para aqueles que sonham, então não desistam”. Juntando as palavras dos dois, dá pra saber a importância que eles dão ao movimento independente.



As primeiras experiências notáveis da dupla (como dupla) estão no álbum The Swell Season, lançado em 2006. Músicas melancólicas, todas bem sentimentais e melodias intra-venosas tornam o álbum algo denso. São músicas que podem te ajudar ou não numa eventual dor de cotovelo. O violão quebrado de cordas de aço do moço guia a música, enquanto Markéta dá um toque majestoso em cada uma das músicas com belas notas de piano; a dramaticidade das letras combina-se com algumas participações do violino de Marja Tuhkanen.


Em 2007 veio o filme. Verdade que as músicas seguiram praticamente o mesmo molde do álbum de 2006, o que não tira em ponto nenhum o brilho do disco. Membros da banda The Frames (outro projeto muito bom de Glen) ajudaram nas gravações da trilha sonora. E Glen continua com sua voz única e inigualável (é, de vez em quando ele berra mesmo e não está nem aí pra ninguém). Em 2009 veio Strict Joy. Separados, porém juntos, os dois fazem mais um ótimo trabalho. Fontes dizem que Glen escreveu as músicas para sua outra banda (The Frames), mas acabou trazendo-as para a dupla por que... elas se encaixavam mais. Digamos que Strict Joy veio com uma cara mais folk rock, mas a mesma emoção de Glen e a mesma simplicidade e beleza de Markéta ainda são altamente notáveis.



No dia 28 de agosto deste ano eles se apresentaram no Vivo Rio. O show foi fantástico desde antes de começar até o fim. A banda de abertura foi Os Varandistas, dos amigos da Maria Gadú e a própria. A banda surpreendeu a todos e deixou a plateia no clima para o prato principal. E literalmente do nada Glen aparece no palco arrancando aplausos, seguidos de músicas perfeitamente interpretadas. Logo depois, entraram Markéta e a banda The Frames. Músicas como “I Have Loved You Wrong”, “Leaves” e “When Your Mind’s Made Up” levaram a galera à loucura. Eles ainda compuseram uma música em homenagem ao tráfego no Rio e em São Paulo chamada “Honda” (foi apenas um dos diversos momentos que Glen arrancou risos da platéia). Até música celta teve no meio do show! No final, antes de fazer um cover de Bob Dylan e Daniel Johnston com Os Varandistas, ainda chamaram algumas brasileiras no palco para sambar ao som de "The Model", do quarteto alemão Kraftwerk. E lógico, brasileiras que se prezam chamam artista pra sambar. E lá foi Markéta, quase tão vermelha quanto sua saia, sambar (ou pelo menos tentar) e mostrar seu belo sorriso. Enfim, uma noite para se guardar na memória com carinho. Um ex-casal de dois amigos e talento pra Academia nenhuma botar defeito. Essa é a dupla que forma a frente do The Swell Season. Ouça e emocione-se.


Myspace


0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes