quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DiscoPops Indica: Tides From Nebula

POSTADO POR VÍTOR GUIMARÃES - 21/10/2010

Quem é fã mesmo da dupla francesa Daft Punk conhece a história do filme Interstella 5555: The 5tory Of The 5ecret 5tar 5ystem. Eu explico pra quem não sabe: um cara completamente maquiavélico roda o universo atrás de músicos e chega a um planeta onde pessoas azuis estão alucinadas, curtindo a apresentação de uma superbanda local. Depois de uma boa cena de ação, os músicos da banda estão desacordados, numa nave estranha e em direção à Terra, onde farão um sucesso tremendo com o nome de Crescendolls. O filme tem muito mais que isso, lógico, mas não vim falar dele. Hoje, eu estou aqui pra dizer a vocês, leitores, que a Terra foi invadida por alienígenas supercompetentes que formam a banda Tides From Nebula.

Eles se alojaram na Polônia (país que merece um holofote mais forte, musical e particularmente falando). Os nomes que eles adotaram foram Adam Waleszyński para o guitarrista, Maciej Karbowski para o também guitarrista e tecladista, Przemek Węgłowski para o baixista e Tomasz Stołowski para o baterista. É, você provavelmente não vai gravar o nome deles, mas não vai tirar da cabeça os acordes de post-rock de primeira dos caras.


O primeiro e ainda único álbum (o segundo album já está encaminhado) é o Aura, lançado em 2009. Aura é uma palavra que entra com particularidade para cada uma das músicas, mesmo que o disco tenha um quê conceitual (uma música completa a outra com uma formidável sutileza). Cada faixa traz uma emoção diferente. Dá pra fazer um filme com elas – do mesmo jeito que o Daft Punk montou o Interstella 5555. Tem músicas que, se fechar os olhos, você consegue imaginar cenas de fúria, perseguições ou tragédia (consegue até ver alguém berrando um longo “nãããooo!” ao fundo); já em outras, a cena é de vitória, “final feliz”. Isso se deve à belíssima composição das músicas e ao potencial musical de cada membro, responsáveis por riffs ora pesados, ora atmosféricos, linhas instrumentais que VÃO fazer você balançar a cabeça enquanto as ouve e pegadas musicais hipnotizantes.

Se eles são aliens como os Crescendolls ou não eu não sei (brincadeira, ok?), mas a verdade é que eles estão bombando com uma turnê na Europa que aumenta o número de apresentações quase que de forma exponencial. É inevitável dizer que Aura é um disco definitivamente emocionante. Cada música merece uma devida atenção. Cada detalhe é decisivo para o correr do CD e, de fato, cada um terá uma interpretação diferente de cada música. Corra atrás do disco e busque a sua.


0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes