domingo, 7 de novembro de 2010

Garotas Suecas @ SESC Pompeia, SP, 06/11/2010

POSTADO POR GREGÓRIO FONSECA - 08/11/2010

Depois de uma bem-sucedida turnê norte-americana, os paulistanos do Garotas Suecas finalmente lançaram seu primeiro álbum em sua terra natal. Escaldante Banda é um dos melhores discos nacionais do ano - embora tenha sido lançado por um selo americano, o American Dust.

A choperia do SESC Pompeia foi palco de uma apresentação empolgante, em clima de festa no último dia 6 de novembro. O sexteto foi apoiado por um naipe de metais, “o coro das cabrocha linda” fazendo backing vocals e um percussionista. O palco, apesar de cheio e com cara de big band, tinha espaço o suficiente para todos esbanjarem talento e tirar todo o potencial de seus instrumentos. A mistura de psicodelia e suingue da banda remete à década de 70, mas soa natural e contemporânea. O Garotas Suecas lidera uma espécie de revitalização do tropicalismo, influenciado por Jorge Ben e Os Mutantes, mas com identidade própria.

A abertura com a introspectiva "Sunday Night Blues" criou no público um misto de admiração e curiosidade. A partir daí, muito groove e apenas uma questão de tempo para que todos começassem a dançar. O ritmo é contagiante, os refrões são fortes e a presença de palco dos músicos é cativante. Na terceira música, "Não Se Perca Por Aí", entraram em cena as meninas Bea e Lu, para ajudar nos backing vocals e nas dancinhas divertidas. Nesse momento o SESC Pompeia já balançava ao ritmo da banda, que engatou uma sequência com "Ela", "Você Não É Tudo Isso Meu Bem", "Banho de Bucha" e "Alma".

Na metade do show, novos convidados. Foi a vez do naipe de metais entrar em cena na canção que abre o disco, "Tudo Bem". A banda revisitou o início de carreira com "Senhor Sabe Tudo" e "Ghostwriter", que apesar do título, tem letra em português. A evolução da banda é perceptível quando se comparam as antigas músicas com as mais recentes. Pouco antes do fim planejado, a banda ironicamente anuncia que “mas se não tem no roque não foi inventado” ao tocarem "Mercado Roque Santeiro". Olhem no espelho, “garotas”, que verão que o rock de vocês é diferente, original e inovador. E que - pelo menos espero - vocês ainda tem muito o que inventar!

Todas as canções do novo álbum e foram tocadas e nenhuma música do antigo EP Dinossauros ficou de fora. O final apoteótico com "Bugalu" não foi o suficiente. A banda teve que voltar ao palco e tocar mais duas canções que não estavam previstas no setlist para poder saciar o público. É apenas o começo para que o Garotas Suecas seja reconhecido como uma das bandas mais interessantes da atualidade. Quem conhece concorda. Em breve eles terminam a tarefa de conquistar o mundo.

Fotos: Gregório Fonseca

0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes