terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DiscoPops Indica: Goodnight Lights

POSTADO POR VÍTOR GUIMARÃES - 28/12/2010

Quando divulgado o resultado do concurso para admissão de novos membros do DiscoPops, o editor-chefe Lucas Lima me apresentou como aquele que iria “indicar bandas perdidas nos confins da internet”. E eu finalmente achei os confins da internet. Ele se chama Bandcamp. Meu ano não teria sido o mesmo sem ele. E, como presente de Natal, a DiscoPops Indica vai lançar meu primeiro grande achado do site.

É uma banda que mais parece um bando de crianças brincando de rock. O Goodnight Lights, banda de Philadelphia formada por Michael Schraeger, Ian Charlton (ambos guitarristas), Faith Charlton (tecaldista), Jonah Delso (baixista) e Michael Ziegler (baterista/percussionista), faz as músicas parecerem um passatempo muito agradável para eles (sentimento que todo músico deve no mínimo ter). A energia é um dos elementos mais notáveis nas músicas. Cada coro, cara verso, cada acorde, cada coisinha da música traz em si uma carga sucinta de criatividade, energia e competência. “Mas coros e versos? Como assim se você disse que não tem vocalista?”, o leitor deve perguntar. Eu estava dizendo que uma das fórmulas do Goodnight Lights é botar todo mundo pra cantar – menos o baterista, até porque você não acha um Phil Collins em cada esquina.

O primeiro disco dos jovens foi o homônimo Goodnight Lights. De primeira, não soa como um ótimo trabalho, daqueles que merecem nota alta. E, realmente, não são todas as músicas que valem a pena. Mas as faixas que cumprem seu dever são absolutamente  viciantes! Os gritos de “hey!”, os riffs, as frases nem sempre em ordem, os arranjos engraçados e todo o resto do conjunto fazem no mínimo com que você queira conhecer outras músicas da banda.



O que de fato aconteceu em 2010, com o lançamento do Electric Spark. Um disco melhor, mais maduro, com melodias mais emocionantes, com mais solos de guitarra, mais interpretação nas canções, mais organização – e por incrível que pareça, mais energia. Músicas mais longas, até. Com um som mais preenchido pelas guitarras venenosas que irritam o mais resistente dos tímpanos, com os instrumentos mais harmônicos e com uma felicidade contagiante, os caras fazem um shoegaze de tirar o fôlego nesse trabalho belíssimo que é o segundo disco.



Seja lá qual for a sua idade, você vai sentir uma corrente intensa e densa de ânimo correndo pelas suas veias como se cada hemácia fosse um elétron pronto para explodir – ou até mesmo uma faísca elétrica, que combina mais com eles. Você vai gritar e pular como se fosse numa festa. Você vai tentar se conter e não vai conseguir. E eu juro que não to jogando nenhuma praga, estou falando isso por experiência própria. O download no bandcamp dos caras é grátis, então é só ir lá, baixar e aproveitar.


2 comentários:

Diogo Grave disse...

Blog fantástico!

Acabei de conhecer e achei sensacional. Tudo que procuro sobre música está presente aqui.

Diga os dias que você escreve, assim posso opinar, sugerir, discordar, concordar, enfim, dar meu parecer.

Boa noite.

Vítor Henrique disse...

Opa, Diogo!
Valeu pelo elogio, cara. A equipe fica satisfeita em saber da satisfação de seus leitores.
Como não temos dias certos pra postar, a ideia que eu te dou é seguir o Twitter ou curtir o Facebook do site, assim fica mais fácil de saber das novidades.

Abraço!

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes