quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Resenha: Caixinha de Surpresas

POSTADO POR LUCAS LIMA - 16/12/2010

Não existe outra palavra além de simpático para definir rapidamente a pessoa que é o jovem irlandês Michael Owens, artisticamente conhecido como Owensie, que bateu um papo comigo há algum tempo atrás. É claro que além de simpático existem muitos outros adjetivos cabíveis na pessoa e na carreira desse rapaz extremamente receptivo - e multiculturado é o mais notável entre eles.

Além de sair de uma banda de ska, punk e post-rock e de uma hora para outra começar a investir em sua carreira solo untada no folk, Michael é um verdadeiro andarilho e chegou a morar no Brasil por algum tempo - o suficiente para fazê-lo se apaixonar pela música nacional e citar Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Caetano Veloso como grandes influências e inspirações. No seu EP de estreia, a quietude e o violão envolto pela voz doce de seu mestre reinaram no registro. Em Aliens, seu primeiro disco de estúdio oficial, novos elementos como o piano e uma leve percussão surgiram e só contribuíram na beleza do álbum, que mostra uma grande produção e masterização, além da notável evolução de Owensie como compositor.

O mais legal de tudo é que Michael veio me procurar dizendo que gostaria que eu fosse o primeiro além dele a ouvir a bolacha na íntegra antes de seu lançamento oficial. Isso é uma honra e motivo de felicidade para qualquer jornalista que raramente recebe algo em troca do seu trabalho quando este é feito apenas por prazer. No meu caso, além do reconhecimento desse jovem no qual eu ponho toda a minha fé, um disco maravilhoso veio no pacote e me fez ter orgulho de manter este site ativo a pleno vapor.

Aliens é um disco muito equilibrado. Algumas faixas do EP de estreia do cantor como a antes instrumental "Ronda", agora com novos detalhes, "Cruel Time" e "The Seach", que fala sobre a crise do agnóstico nos momentos mais difíceis da vida, ganharam novas cores e integram o atual disco. Já nas faixas novas, arranjos de extrema competência e detalhes doces tanto na questão dos instrumentos quanto na questão da produção enfeitam o registro, que esbanja maturidade.

A sequência de ótimas faixas começa logo com a faixa-título, "Aliens", uma das melhores do disco que me provocou um incrível e inesperado momento de reflexão profundo. Logo depois, "Cat and Mouse", talvez a melhor do álbum, surpreende quem já conhecia o trabalho de Owensie por ter um piano sutil e sedoso ao fundo, que sustenta todos os momentos da canção e o refrão com perfeição. Um banho de arrepios.

Depois da já conhecida "Cruel Time" chega "Dark Place", que consegue me deixar mais surpreso e empolgado do que nunca. Apesar de Owensie ter me dito na entrevista que não arriscaria nada perto do samba, uma de suas paixões, por ter medo de ofender o estilo clássico e talvez causar alguma estranheza nos ouvintes, a atual faixa traz uma percussão e um suingue singular que nos permite até relacionar alguns nomes brasileiros a seu trabalho. Aqui está o exemplo perfeito das apostas mais "complexas" das quais ele havia me falado.


A sensibilidade de "Lonely Wood", que traz até um violino bem afinado ao fundo, consegue tocar o mais distante dos corações. Depois de "The Search", "Tied To A Name", faixa que também está no primeiro lançamento de Michael, fecha o disco com chave de ouro e me causa dois extremos de sensações quando analisamos o álbum como uma unidade: de um lado, a felicidade de ter escutado um trabalho excepcional vindo de um jovem que ainda está escalando a montanha do reconhecimento. Do outro, a infelicidade de imaginar que poucas pessoas irão de fato reservar alguns poucos minutos de seu dia para escutar o registro, que tem muito a oferecer. Por enquanto o disco não está disponível, mas no dia 23 de dezembro ele será lançado oficialmente pelo selo irlandês Out On A Limb Records e será distribuído no Reino Unido pela Indieentertainment. Nessa mesma data vai rolar um stream do álbum no site do selo. O Natal tá chegando... dê como presente a si mesmo a audição desse lindo disco. Aposto que depois você vai vir aqui me agradecer.

Owensie - Aliens [2010]


Nota: 8,4
__________


UPDATE
12/01/2011

Como havia sido prometido, o disco foi disponibilizado para audição pela Out On A Limb Records e você pode escutá-lo na íntegra logo abaixo. Como brinde, ainda dá pra fazer o download de "Dark Place". Enjoy!


0 comentários:

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes