quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Place to Bury Strangers - Exploding Head (2009)

A Place to Bury Strangers é uma banda nova para mim. No ano passado eu li em alguns blogs resenhas sobre o primeiro disco da banda, que fora lançado em 2007. Na maioria das resenhas que eu li, os autores destas resenhas deram uma definição da banda em algumas palavras. "A banda mais barulhenta de Nova York" era a frase que eles diziam se encaixar perfeitamente com o perfil da banda. Na época em que eu lí isso, eu estava em um momento da minha vida que barulho era a última coisa que eu queria naquele momento, e idiotamente ignorei o que eu tinha lido e só voltei a ouvir falarem nesta banda à alguns dias atrás, quando vazou o segundo disco dos caras, Exploding Head. Achei coincidência demais eu ouvir falarem relativamente bem de dois discos consecutivos de uma mesma banda que eu ignorei no passado, e resolvi baixar ambos os discos. Após escutá-los, cheguei à uma conclusão. Não era simplismente barulho. Era barulho, de fato, mas com melodias muito bem construídas, letras inteligentíssimas e um toque de melancolia, tudo que eu precisava há algum tempo atrás, quando lí que essa seria a banda mais barulhenta de Nova York. Irônico, não?

Exploding Head, segundo disco da banda como já foi dito, é um disco shoegazer, e seu nome já diz tudo que está por vir. A primeira dica que eu dou para que não ocorram constrangimentos ao escutar este álbum, é que você não o escute com fones de ouvido, se você não quiser ficar literalmente com uma "Exploding Head".

Toda a barulheira produzida tanto no primeiro disco quando no Exploding Head, é fruto de uma compania de pedais e sintetizadores que são especialmente desenvolvidos para o noise rock e para o industrial, que foi criada pelo vocalista e guitarrista da banda, Oliver Ackermann. A qualidade é perceptível ao longo do disco, mas só para exemplificar: Nine Inch Nails, U2, Wilco e várias outras bandas já compraram e continuam comprando os pedais e os sintetizadores criados pelo Oliver. Isso já dá pra mostrar que o disco foi muitíssimo bem produzido com instrumentos de primeira.

Mas o que mais me chamou a atenção no disco, não foram os instrumentos. Foi a presença da melancolia nas canções, que criaram uma atmosfera meio dark e depressiva no mesmo. Além disso, uma outra coisa que me chamou a atenção, é que as músicas são extremamente barulhentas e Oliver Ackermann, as canta com uma incrível calmaria e tranqüilidade, assim fazendo as músicas não serem desgradáveis devido ao barulho, mas sim confortantes. Isso é perceptível em faixas como "Ego Death".

Lost Feeling talvez seja a música mais barulhenta e ensurdecedora do disco, portanto, aquela observação dos fones de ouvido vale principalmente para esta canção. A faixa título quebra a atmosfera que foi mantida durante todo o disco, pois nela há uma presença maior da bateria e do baixo, deixando um pouco do barulho dos sintetizadores de lado; mas a barulheira volta à todo vapor na seguinte, última, e belíssima faixa, I Lived My Life to Stand in the Shadow of Your Heart, que no final mostra a essência porradeira e brutal da banda.


Analisando agora o disco em seu todo, como conjunto, posso dizer que em minha mera opinião, foi uma das melhores coisas que eu baixei neste ano. A maioria das bandas que eu descubro por aí, depois de um tempo, são esquecidas no meu HD e eu nunca mais as escuto. Mas com A Place to Bury Strangers, eu sinto que vai ser diferente, porque é uma das poucas bandas que fizeram um segundo álbum tão inteligente quanto Exploding Head. O disco é uma pérola, e não possui canções ruins, medianas ou menos piores. São todas boas, são todas brilhantes. É a perfeita mistura entre a violência noise e a melancolia nova iorquina. Mas eu não vou ficar aqui o resto do dia dando adjetivos que na minha opinião se encaixam na banda. Apenas faça o download do disco e escute-o você mesmo.


A Place to Bury Strangers - Exploding Head (2009)


01 - It Is Nothing
02 - In Your Heart
03 - Lost Feeling
04 - Deadbeat
05 - Keep Slipping Away
06 - Ego Death
07 - Smile When You Smile
08 - Everything Always Goes Wrong
09 - Exploding Head
10 - I Lived My Life to Stand in the Shadow of Your Heart

Link para downloads nos comentários.

1 comentários:

Anônimo disse...

Download: http://www .megaupload. com/ ?d=GHBJR0UJ

Postar um comentário

> <
 
 
© DiscoPops. All Rights Reserved. Powered by Blogger. Designed by Ouch! Themes